Mesmo após a condenação de Donald Trump por um júri em Nova York no final do mês passado, a base de eleitores republicanos nos Estados Unidos continua fiel ao ex-presidente, mantendo um forte engajamento em torno de seu nome. De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 26, pelo Siena College em parceria com o jornal The New York Times, Trump mantém uma ligeira vantagem geral, além de uma liderança mais significativa em estados-chave na disputa eleitoral.
Reações Mistas à Condenação
Na pesquisa, 46% dos entrevistados disseram concordar com a condenação de Trump por fraude no caso envolvendo a atriz pornô Stormy Daniels. No entanto, apenas 11% dos republicanos afirmaram concordar em parte ou totalmente com a decisão da corte de Nova York. Entre os democratas, um expressivo 85% concordou com a condenação, enquanto 47% dos eleitores independentes consideram a decisão judicial correta.
Impacto da Condenação no Engajamento Eleitoral
A condenação parece ter inflamado ainda mais a base republicana. Para 20% dos republicanos, a condenação aumentou a vontade de votar em Trump, em contraste com apenas 5% que afirmaram que o veredito reduziu seu desejo de votar no ex-presidente. Entre os votantes independentes, um grupo crucial para o resultado final da eleição, 10% disseram estar mais inclinados a votar em Trump, enquanto 20% disseram ser menos provável que agora votem nele.
Percepções Sobre os Supostos Crimes de Trump
A pesquisa revela que uma maioria dos entrevistados — 55% — acredita que Trump cometeu sérios crimes. No entanto, 53% dos eleitores não acreditam que ele será preso pelos crimes pelos quais foi condenado. Um dado ainda mais significativo mostra que 18% dos americanos, apesar de acreditarem que Trump cometeu crimes sérios, ainda planejam votar nele.
Vantagem nas Pesquisas
Esta pesquisa, que foi publicada um dia antes do primeiro debate presidencial entre Trump e o atual presidente, o democrata Joe Biden, mostra Trump ainda em vantagem. Entre os eleitores prováveis, Trump lidera com três pontos percentuais de diferença — 48% contra 44,5% de Biden. Quando todos os entrevistados são considerados (incluindo aqueles que não estão inclinados a votar), a vantagem de Trump aumenta para seis pontos percentuais — 48% contra 42%.
Apesar dos obstáculos legais que enfrenta, Donald Trump continua a desfrutar de robusto apoio entre a base republicana. Este apoio persistente e o engajamento elevado entre os eleitores republicanos sugerem que ele continuará sendo uma figura central e influente nas próximas eleições, independentemente das controvérsias em torno de sua figura.