Por Marcos Paulo Candeloro
O icônico comediante Jerry Seinfeld expressou fortes críticas ao impacto da extrema-esquerda e do politicamente correcto sobre a comédia moderna durante uma entrevista ao New Yorker Radio Hour. Seinfeld afirmou que a presença massiva de comités, activistas e polícias do discurso está a restringir os guiões de comédia e a prejudicar a autenticidade do humor.
“Nada afecta realmente a comédia. As pessoas precisam sempre dela, precisam tanto dela,” comentou Seinfeld. No entanto, ele rapidamente ponderou que o público actual não está a receber a comédia de que necessita, lamentando o desaparecimento das sitcoms de referência das televisões americanas.
Relembrando os dias de glória da televisão, Seinfeld disse: “Antigamente, quando iam para casa ao fim do dia, a maioria das pessoas dizia: ‘Oh, está a dar o Cheers’. ‘Oh, está a dar o MAS*H’. ‘Oh, está a dar Mary Tyler Moore’. ‘Está a dar All in the Family’. Esperavam que houvesse alguma coisa engraçada para ver na televisão. Bom, adivinhem? Onde é que isso está? Onde é que isso está?”
Seinfeld partiu deste ponto para criticar abertamente os responsáveis por essa mudança. “Este é o resultado da extrema-esquerda, da treta do politicamente correcto e das pessoas que se preocupam tanto em ofender os outros. Agora vão ver comediantes de stand-up porque não somos policiados por ninguém. O público é que nos controla. Sabemos quando estamos fora do caminho, sabemos imediatamente e ajustamo-nos a isso instantaneamente. Mas quando escrevemos um guião e ele vai para quatro ou cinco mãos diferentes, comités, grupos, ‘Aqui está o nosso pensamento sobre esta piada’, bem, isso é o fim da comédia.”
Conhecido mundialmente pela sua sitcom homónima “Seinfeld”, que esteve entre os programas de maior audiência de todos os tempos nos Estados Unidos, Jerry Seinfeld disse ainda que o seu próximo filme, “Unfrosted”, incluirá uma “paródia muito engraçada sobre o dia 6 de janeiro”. Considerando o tema altamente polarizador, a sátira prometida pode ser vista de duas maneiras: um acto de coragem ou de temeridade.
Apesar de tentar manter uma posição independente em relação aos radicalismos “woke”, é importante notar que Seinfeld participou na última temporada de “Curb Your Enthusiasm”, do co-criador de “Seinfeld”, Larry David, uma série que é conhecida por apresentar argumentos de esquerda, incluindo críticas às leis de integridade eleitoral da Geórgia.
Embora Seinfeld se esforce por apresentar uma persona que se posiciona fora dos extremismos, não podemos esquecer o seu contexto como nova-iorquino e a sua posição confortável no sistema de entretenimento. Essa combinação pode, por vezes, levantar questões sobre a sua verdadeira independência em relação ao meio que tanto critica.