Feliz Ano Novo para todos os leitores da Voz!
Movimento é vida e nosso corpo foi feito para se movimentar! Porém você sabe quais são as capacidades que tornam os movimentos possíveis?
O tema que vamos abordar são as Capacidades Físicas, que são todos os atributos físicos inatos do organismo, eles têm influência hereditária e são altamente são treináveis para aperfeiçoamento e melhora, estas qualidades são fundamentais para realizar as ações do corpo, sendo desde as tarefas mais simples do dia a dia, até as mais complexas de um atleta de alto rendimento.
As capacidades podem ser divididas em dois tipos:
– Capacidades condicionantes, que estão ligadas ao processo energético e metabólico, são elas a força, resistência, velocidade e flexibilidade.
– Capacidades coordenativas, estas estão ligadas a qualidade do movimento, exige organização e controle, são relacionadas a coordenação entre o sistema nervoso e sistema muscular, são elas o equilíbrio, agilidade, coordenação motora e ritmo. Algumas delas têm as duas características.
O treino aeróbio de movimento cíclico é funcional para melhora da resistência cardiorrespiratória, o treinamento resistido é fundamental para aumentar a força, estes dois estímulos geram muitos benefícios para o organismo como um todo, mas limitar seus treinos a estes, é limitar o potencial de ação do seu corpo. Para os atletas fica clara a necessidade de aperfeiçoamento, por exemplo, para ginástica artística a flexibilidade, ritmicidade e a organização espacial são imprescindíveis, para um jogador de basquete, a velocidade, agilidade e equilíbrio recuperado são nitidamente desenvolvidos, mas não são somente os atletas amadores ou de alto rendimento que devem ter as capacidades desenvolvidas, para as tarefas do dia a dia também as utilizamos, mas em magnitude diferente.
A força é o que nos torna capaz de vencer uma resistência exercendo uma contração muscular, para realizar os movimentos do dia a dia como se levantar da cadeira, subir escadas, empurrar móveis, precisamos exercer uma tensão suportando o peso do nosso corpo ou de uma carga externa contra uma gravidade. Existem alguns tipos: a força dinâmica, como a que realizamos em um agachamento; a força isométrica, como utilizamos para segurar as compras, com a musculatura sem movimento e força de potência quando produzimos o máximo de energia para realizar o movimento explosivo, como saltar uma poça.
A Resistência se caracteriza por sustentar um esforço físico por um período prolongado sem fadigar, pode ser anaeróbico, como utilizar a força para segurar o bebê por um longo tempo, ou aeróbico, que está ligada a capacidade cardiorrespiratória, o sistema respiratório capta o oxigênio, o sistema circulatório transporta para a musculatura e o músculo utiliza para produzir a energia necessária para manter a atividade, precisamos ter este processo eficiente para realizar caminhadas longas, correr curta ou longa distância, subir escadas sem precisar de um período longo de recuperação.
A velocidade se caracteriza por fazer uma ação no menor tempo, pode estar relacionada com deslocamento, como para correr atrás do cachorro ou de um ônibus, pode ser velocidade dos membros, mover os membros superiores ou inferiores no melhor tempo possível e velocidade de reação será integrada junto com tempo de reação para pegar um objeto em queda, ou reagir dirigindo de um veículo, entre outros.
Flexibilidade é a capacidade de alongamento dos músculos conquistando a maior amplitude de movimento para realizar uma tarefa, ter a amplitude comprometida vai gerar compensações nas articulações além de maior chance de desenvolver lesões osteomusculares, precisamos de um grau funcional até para as ações mais básicas, como pegar algo no chão ou no armário, amarrar os sapatos, colocar roupa, entre outros.
Equilíbrio é quando sustentamos uma posição corporal contra uma ação gravitacional, ele pode ser estático, em movimento ou recuperado, este último é quando perdemos o equilíbrio por algum motivo o equilíbrio e precisamos fazer uma reorganização corporal rápida para recuperar, é muito importante trabalhar o equilíbrio junto com o fortalecimento para evitar quedas, que pode ter consequências sérias, principalmente para idosos.
Agilidade é capacidade de realizar mudança rápida de direção com velocidade, importante no dia a dia tanto no trânsito, quanto para desviar de algo próximo evitando batidas.
Coordenação motora pode ser dividida em coordenação fina, com uso de músculos pequenos, como os dos pés e das mãos, fundamental no manuseio de objetos e coordenação grossa, que envolve grandes grupamentos musculares, está capacidade é responsável por organizar os movimentos articulados, integrando eles de forma harmoniosa, precisa e controlada.
Ritmo é quando adaptamos os movimentos a um ritmo externo ou interno, usamos nas dança ou quando ditamos um ritmo de caminhada ou de determinado movimento repetitivo.
As capacidades apresentam uma interferência hereditária, mas independente da genética todos nascem com potencial que conseguimos aprimorar e evoluir com o treinamento.
Para cada pessoa será necessário entender o contexto de vida e sua individualidade para assim ser prescrito de maneira específica, com a intensidade e volume adequados.
Todas as capacidades em algum grau tornam os movimentos mais eficientes, mas é somente através da repetição que conseguimos melhorar, com ajuda de um profissional leve seu corpo para um próximo nível.
Um beijo da Cau e até a próxima!